Connect with us

Cinema, TV, Streaming

Crítica: KARDEC: A História por Trás do Nome

KARDEC – A História por Trás do Nome retrata a vida do educador francês Hyppolite Leon Denizard Rivail, conhecido mais tarde como Allan Kardec.

Juliana Saul

Publicado em

Leonardo Medeiros em “Kardec – A História por Trás do Nome
Créditos da Imagem: Daniel Behr

KARDEC – A História por Trás do Nome retrata um período específico da vida do educador francês e discípulo de Pestalozzi, Hyppolite Leon Denizard Rivail, conhecido mais tarde como Allan Kardec, baseado na obra de Marcel Souto Maior, contando a jornada desde quando trabalhava como educador, passando pelo início da codificação do Espiritismo até a publicação de O Livro dos Espíritos em 1857 e sua repercussão.

KARDEC – A História por Trás do Nome não é um filme espírita, de forma alguma, apenas mostra em uma linha do tempo coerente e factual o drama pessoal de Kardec, compilando os principais acontecimentos de modo detalhado, mostrando o processo de transformação de seu ceticismo em crença, o questionamento de suas convicções, e até as divergências entre sua visão e o papel da Igreja Católica na sociedade parisiense da época.

Devo esclarecer que, como espírita brasileira que sou, o Espiritismo codificado por Allan Kardec sempre se concentrou no empirismo e nos princípios científicos, e não dá tanta ênfase aos fenômenos de manifestação espiritual como o Espiritismo brasileiro, tanto que o próprio Kardec o chama de filosofia de vida, e, no Brasil, tomou a conotação de religião que é difundida mundialmente.

Assim sendo, o filme retratou com muito respeito e de forma sublime o protagonista e a história em que ele se insere.

Outro ponto muito interessante do filme foi identificar as médiuns que o auxiliaram na árdua tarefa a que se propôs, dando um rosto e uma história a pessoas sem as quais Kardec jamais teria conseguido atingir seu objetivo, deixando brechas para possíveis desdobramentos e continuações das histórias em outros filmes, o que seria muito bem-vindo, devido à alta qualidade da produção e da direção de arte, do figurino, das atuações e das locações e da trilha sonora, o que elevou o nível das produções cinematográficas brasileiras.

Trazendo várias citações das obras codificadas por Allan Kardec, a atuação tocante, a entrega e o envolvimento de Leonardo Medeiros (Allan Kardec) e de Sandra Corveloni (Amélie Gabrielle Boudet) retratam uma dinâmica familiar e social com uma áurea amorosa e de preocupação genuína com o próximo.

Com sets montados em Paris e em várias localidades do estado do Rio de Janeiro, como o Palácio do Itamaraty, que reproduziu a Academia de Ciências de Paris, a direção primorosa conseguiu fazer um filme de época que não existe mais nem em Paris.

KARDEC – A História por Trás do Nome apresenta a trajetória do homem que codificou a doutrina espírita, sua vida familiar, seus amigos e desafetos, e a forma como a sociedade funcionava naquele momento, com um personagem cético que, por meio de investigações e métodos, racionalizou o que outros encaram como misticismo e sobrenatural.

A Conspiração Filmes informou que o filme está sendo traduzido para diversos idiomas para divulgação internacional, e que está trabalhando na acessibilidade para diversos tipos de audiências, o que se torna cada vez mais essencial em uma sociedade inclusiva e carente de cultura para todos os públicos.

KARDEC – A História por Trás do Nome é distribuído no Brasil pela Sony Pictures.

Sinopse

Leonardo Medeiros é o protagonista Hyppolite Léon Denizard Rivail – reconhecido depois como Allan Kardec -, o educador francês nascido em 1804 que codificou o espiritismo a partir de 1857. A produção tem ainda no elenco nomes como Sandra Corveloni (Amélie-Gabrielle Boudet), Guilherme Piva (Didier), Leonardo Franco (Sr. Carlotti), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Júlia Svacinna (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux). O roteiro de L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”) e Wagner de Assis acompanha a trajetória de Kardec desde o período em que atuava como educador, passando pela investigação dos fenômenos, pelo processo de codificação da doutrina espírita, até a publicação e repercussão de “O Livro dos Espíritos”.

Ficha Técnica

Título: Kardec (Original)
Ano de Produção: 2019
Direção: Wagner de Assis
Estreia: 16 de maio de 2019
Classificação 14 – Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero: Biografia, Drama, Mistério
País de Origem: Brasil

Agradecimentos: Conspiração Filmes

Tradutora, mãe e nerd em tempo integral. ROCK é minha vida, uma paixão desde que nasci. O POP veio na adolescência e não me largou mais, também. Falar de ROCK e POP é muito natural para mim, pois é o que mais curto a qualquer momento do dia ou da noite. Só não consigo ouvir ROCK e trabalhar ao mesmo tempo, porque me empolgo tanto na minha air guitar que esqueço da vida! Coturno, camiseta de banda e maquiagem carregada fizeram parte da minha adolescência e ainda fazem parte da minha vida, porque o ROCK É UM ESTILO DE VIDA. O POP deixa a vida mais leve, alegre e festiva, então, sempre tem o seu lugar no coração! Issaí, chega de enrolar, mãos à obra, vamos misturar esses dois mundos fascinantes, a música e o mundo NERD/GEEK.

Continue lendo
Advertisement
Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.