Connect with us

Cinema, TV, Streaming

Crítica: ANNABELLE 3: DE VOLTA PARA CASA

Confira a crítica exclusiva de nosso enviado à cabine de imprensa de ANNABELLE 3: DE VOLTA PARA CASA!

Henrique Yatta

Publicado em

Pôster de "Annabelle 3: De Volta Para Casa" Créditos da Imagem: Warner

Pôster de “Annabelle 3: De Volta Para Casa”
Créditos da Imagem: Warner

ANNABELLE 3: DE VOLTA PARA CASA: a boneca mais assustadora do cinema está de volta em uma aventura de peso!

Se você acompanha a saga Invocação do Mal e está ansioso para ver o final da trilogia de Annabelle, chega este mês aos cinemas brasileiros a conclusão curiosa do ciclo, com direito a alguns easter eggs e prelúdio para novas histórias, em um filme em homenagem a Lorraine Warren, que veio a falecer este ano.

Para os apressados em saber logo se vale a pena ou não assistir, posso dizer, sem sombra de dúvidas, que ANNABELLE 3: DE VOLTA PARA CASA é o melhor filme da trilogia, e prova que nem todo fantasma é malvado, ou vem para assustar (até certo ponto).

A história começa na parte em que Ed e Lorraine estão falando para as meninas que eles têm a boneca Annabelle e explicam que tipo de entidade habita a boneca, assim como lá no começo da franquia, e segue o caminho mais inteligente, ao dar mais espaço ao suspense do que aos jumpscares (sustos).

Como ao longo das últimas décadas o gênero do terror ficou lotado de clichês, a franquia Invocação do Mal vem tentando mudar um pouco essa realidade, dando mais ênfase ao background dos personagens e trazendo algumas leves inovações na qualidade da trama, levando histórias baseadas em fatos ocorridos com o casal para as telas do cinema.

De início, há alguns clichês propositais, para deixar claro que Annabelle não apenas é uma entidade que nunca teve um corpo, como ela pode atrair outros espíritos, principalmente energia negativa.

Como Lorraine Warren faleceu há pouco tempo (18 de abril de 2019), aos 92 anos de idade, este filme foi dedicado a ela, e, ouso dizer que foi uma ótima homenagem.

Aqui, o casal participa pouco, e a história fica em torno de sua filha, a babá e a melhor amiga da babá, que tem um papel muito importante para a trama deste filme em especial.

Algumas coisas ficam tensas a partir do momento em que a noite chega, e, com isso, coisas boas se misturam a ruins, o que leva o espectador por um caminho sem volta de entretenimento firme e eficaz.

ANNABELLE 3: DE VOLTA PARA CASA não é um filme muito pesado como alguns dos anteriores, mas, sim, bem trabalhado em seu roteiro nos diálogos e conclusões para cada situação apresentada.

Há um toque de humor bem sutil, que ajuda no ritmo da história, e que não é gratuito; isso realmente tem conexão com o desenrolar da história de forma importante.

Como já foi mostrado no trailer, desta vez, a história toda se passa na residência da família Warren, enquanto eles fazem uma viagem a trabalho, justamente perto do aniversário de sua filha.

A menina sofre bullying pelo fato de seus pais terem se tornado matéria de jornal, sendo chamados por alguns jornalistas de charlatões, o que a deixa triste e faz com que se sinta excluída, ainda mais levando em conta o forte preconceito que havia na época em relação ao trabalho deles.

Boas atuações, efeitos simples e firmes, o filme é do tipo que não traz empolgação ou grandes sustos, mas traz, no lugar, uma aventura de adolescentes tentando sobreviver a uma noite assombrada, vivenciando um grande poder sobrenatural vindo da boneca, e de vários outros objetos amaldiçoados presentes no museu particular mantido no porão da casa.

Um bom destaque fica para McKenna Grace, que está no papel de Judy Warren, a menina que, mesmo jovem, já entende que não é preciso ter medo da morte, mas sim, apreciar a vida.

Há alguns belos easter eggs, que, para não virar spoiler, deixarei de lado por aqui, mas que farão muita gente que acompanha as histórias do universo de Invocação do Mal entretidos.

Um que posso contar é a aparição de um vídeo na TV da casa, no qual a boneca de pano Annabelle, a da vida real, aparece em um programa de TV, como se fosse apenas um presente para alguém.

O filme não é cansativo, muito pelo contrário, é divertido, mas não tem o ar pesado que muita gente procura em um filme de terror convencional.

Menos sangue e menos sustos, com desfecho previsível, mas emocional, este suspense serve mais como homenagem ao casal demonologista do que realmente como um filme de “terror”.

Recomendável para ver sem grandes expectativas, mas já deixando um pequeno gancho para o próximo filme da franquia principal, que pode chegar muito em breve.

Sinopse

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren mantêm a boneca Annabelle trancada em uma sala de artefatos em sua casa. No entanto, em uma noite terrível, Annabelle desperta outros espíritos malignos e ameaça a jovem filha do casal e suas amigas.

Ficha Técnica

Título: Annabelle 3: De Volta Para Casa (Original: Annabelle Comes Home )
Ano de Produção: 2019
Direção: Dauberman
Estreia: 27 de junho de 2019
Duração: 106 minutos
Classificação 14 – Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero: Terror
País de Origem: EUA

Agradecimentos: Warner

Ator, diretor, dublador, músico, jornalista, colecionador viciado em filmes e games, sonha em ter seus filmes passando em cinemas e no Netflix e atualmente está lutando para conseguir uma chance na Praça É Nossa. Henrique Yatta escreve como convidado para a POLTRONA DIGITAL.

Continue lendo
Advertisement
Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.