ZOOTOPIA – ESSA CIDADE É O BICHO

Cartaz de "Zootopia - Essa Cidade é o Bicho" Créditos da Imagem: Disney

Cartaz de “Zootopia – Essa Cidade é o Bicho”
Créditos da Imagem: Disney

ZOOTOPIA – ESSA CIDADE É O BICHO é uma animação para crianças e adultos, como tantas outras criadas pelo estúdios Disney.

As crianças, com toda certeza, ficarão fascinadas com o sem número de animais falantes, vestidos como pessoas, dirigindo, ocupando as mais diversas profissões e vivendo em grandes metrópoles.

Mas os adultos… ah, esses terão muita coisa para refletir.

A personagem principal, Judy Hopps, é uma doce coelha de uma cidade do interior, filha de agricultores, e que tem um grande sonho: tornar-se policial.

Vítima de agressão por uma raposa quando criança, quinze anos depois, esforça-se muito na academia de polícia e vence as limitações de seu tamanho e o bullying dos(as) colegas, todos animais maiores e mais fortes, e se forma como a melhor aluna de sua turma.

Ela é designada, então, para trabalhar como policial em Zootopia, uma grande metrópole onde todas as espécies de animais vivem em harmonia, e torna-se a primeira coelha policial. Vista com desprezo pelo chefe de polícia, seu sonho começa a virar pesadelo quando ela é colocada como guarda de trânsito.

Ela começa a ver, então, que Zootopia não é tão perfeita assim. Infrações de trânsito, roubos, preconceito velado entre os “predadores” e os demais animais estão presentes o tempo todo, até que ela se vê envolvida em uma conspiração que pretende transformar o predadores em feras selvagens por meio do uso de uma droga fabricada a partir de uma flor, arquiteta pela vice-prefeita da cidade, um ovelha que parece longe de quaisquer suspeitas, Senhorita Bellwether.

A partir daí, sempre com a questão do preconceito como pano de fundo, a Policial Hopps conta com a ajuda do charlatão Nick Wilde, nada menos que uma raposa, para desvendar esse mistério.

Um ponto muito curioso sobre ZOOTOPIA – ESSA CIDADE É O BICHO é que o âncora do telejornal assistido pelos personagens de Zootopia é um animal diferente nas cópias das animação distribuídas em diferentes regiões do mundo.

No Brasil, temos a onça-pintada (ou jaguar) Boi Chá, dublado pelo jornalista da Band Ricardo Boechat. Ele já havia anunciado esse trabalho na CCXP 2015, quando disse que aceito fazer essa dublagem por que é pai de seis filhos e, por isso, sempre acompanha os lançamentos da Disney.

“Sou capaz de cantar a música de Frozen de trás pra frente”, afirmou Boechat.

Já nos Estados Unidos, Canadá e França, o âncora do telejornal é um alce, no Japão, um tanuki, e na China, uma panda. E em cada local a dublagem foi feita por um jornalista local.

Outro ponto de destaque na animação é que existe uma celebridade em Zootopia, que aparece em poucas cenas, mas chama bastante atenção: a diva pop Gazelle, dublada por ninguém menos que a cantora Shakira. Confira abaixo o vídeo oficial de Try Everything, canção que Gazelle apresenta no desenho:

Enfim, ZOOTOPIA – ESSA CIDADE É O BICHO é mais uma daquelas incríveis animações da Disney que vale a pena assistir uma, duas, dez vezes.

Eu recomendo!

Tags:

Kleber Pedroso

Kleber Pedroso é Editor da Poltrona Digital e tradutor profissional. Graduado como Tradutor/Intérprete (1998), pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (2010) e cursando uma segunda pós-graduação, em Filosofia (2018-2019).

Deixe seu comentário