Sexta-Feira 13: um dia de azar?

Cena do filme “Sexta-Feira 13 Parte IV – Capítulo Final” Créditos da Imagem: Paramount Pictures.

Hoje é sexta-feira 13, um dia considerado por muitos como um “dia de azar”.

Mas, você sabe porque esse dia acabou assumindo essa alcunha tão sombria?

O número 13 vem sendo associado há muito tempo pela cultura ocidental como um número de azar. Muitas pessoas supersticiosas recusariam-se a dormir em um quarto de hotel com o número 13, por exemplo, como é narrado em um famoso conto do escritor inglês M. R. James (☆ 01/08/1862 – † 12/06/1936), “Number 13”, publicado em seu livro “Collected Ghost Stories”, em 1931.

Filmes, seriados, HQs e inúmeras outras publicações da cultura pop mantêm viva a chama dessa tradição, como a série cult de filmes de terror “Sexta-Feira 13”, que tornou Jason Voorhees um dos mais conhecidos ícones do terror dos anos 80-90.

Entre tantas justificativas para a péssima fama da sexta-feira 13, é mencionada a narrativa bíblica de que Jesus reuniu-se com seus 12 discípulos para a última ceia, e Judas Iscariotes, o 13º discípulo, seria aquele que viria a trai-lo. Jesus foi morto, entregue por Judas, no dia seguinte, sexta-feira.

Da mesma forma, a mitologia nórdica conta que, certa vez, Odin, o “pai de todos”, convidou 12 divindades para um banquete. Seu filho Loki, deus do fogo, da trapaça, das travessuras, sentiu-se ofendido por não ter sido convidado e acabou provocando uma luta que culminou na morte de Balder, um dos deuses presentes.

Na Europa Medieval, em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, o rei francês Felipe V deu início a uma perseguição aos Cavaleiros Templários, um poderoso grupo de cavaleiros que se tornou rico, influente e poderoso, mais do que muitos reinos, e colocava em risco o poderio de reis e até mesmo do Papa.

Mais recentemente, na História do Brasil, o governo militar decretou o famosos AI-5, dispositivo jurídico-político que teve o efeito de suspender os direitos políticos, no dia 13 de dezembro de 1968. Uma sexta-feira 13.

E você, o que pensa sobre a tão famigerada sexta-feira 13? Deixe um comentário e conte-nos a resepeito!

Tags:

Poltrona Digital é um portal focado em cinema, literatura, viagens, rock and roll, comida, arte e boas ideias.

Deixe seu comentário