Paris 8

Pôster de "Paris 8" Créditos da Imagem: Cineart Filmes

Pôster de “Paris 8”
Créditos da Imagem: Cineart Filmes

Étienne muda-se para Paris para estudar cinema na Sorbonne. Ele se vê, então, diante de uma nova realidade social e de convivência, onde conhece Mathias e Jean-Noël, entre outros, que passam a compartilhar sua paixão por filmes e pela vida.

Mas, conforme passam o ano estudando, eles precisarão enfrentar os desafios da amizade, da convivência e do amor, assim como escolher seus desafios artísticos a que se dedicar.

Logo ao iniciar a apresentação da trama já se nota qual será a linha estética utilizada em PARIS 8, filmado em preto e branco, o que, por si só, já causa em nós uma sensação de peso e sentimento do que será apresentado.

Ficamos tão condicionados aos filmes estadunidenses que nos perdemos quando estamos fora dessa atmosfera, e é isso que senti.

PARIS 8 é um drama visceral sem interpretações forçadas, mas fluídicas, retratando todo o turbilhão que é mudar-se de cidade sozinha e jovem em busca de um sonho.

A velocidade dos fatos não fica muito clara durante a maior parte da história, mas os sentimentos envoltos nas situações ficam nitidamente expostos como uma ferida recém-aberta, sem entremeios, sempre de modo direto.

Por ter um ritmo mais lento, é possível fazer uma reflexão sobre nossas escolhas se estivéssemos no lugar de Étiennie, e compreendermos melhor a natureza humana que envolve fatos do cotidiano.

PARIS 8 não tem um trama super elaborada, mas trás à flor da pele sentimentos e sensações que, para alguns, podem estar sendo vividas atualmente ou no passado, e toca a nossa alma e deixa em aberto alguns acontecimentos com um toque de reflexão pessoal.

Espero que o público que gosta de um bom drama possa assistir esse filme e, assim, sair um pouco da linguagem hollywodiana.

Sinopse

Etienne vai a Paris para estudar cinema na Sorbonne. Ele conhece Mathias e Jean-Noël, que compartilham sua paixão por filmes. Conforme passam o ano estudando, precisam enfrentar os desafios da amizade e do amor, além de escolher batalhas artísticas.

Ficha Técnica

Título: Paris 8 (Original: Mes Provinciales)
País: França
Gêneros: Drama, Comédia
Ano de Produção: 2018
Estreia: 17 de maio de 2018 (Brasil)
Duração: 2h 17 minutos
Classificação: 14 anos
Direção: Jean-Paul Civeyrac
Roteiro: Jean-Paul Civeyrac
Produção: Frédéric Niedermayer, Laurent Pétin, Michèle Pétin
Direção de Fotografia: Pierre-Hubert Martin
Edição: Louise Narboni
Figurino: Claire Dubien
Estúdios: Moby Dick Films, ARP Sélection, Arte/Cofinova 13
Distribuição: Cineart Filmes

Agradecimentos: Cineart Filmes

Tags:

Deixe seu comentário