PAGLIACCI

Pôster de "Pagliacci" Créditos da Imagem: Pandora Filmes

A arte do palhaço brasileiro, “Não seja o arquiteto da sua arte. Seja o jardineiro de sua arte”, foi uma frase dita no filme-documentário PAGLIACCI que ficou marcada na minha cabeça.

A arte é tudo para esses artistas que trazem a graça e a melancolia do palhaço retratadas sob o olhar da Cia. LaMínima de Circo e Teatro. São 20 anos da companhia LaMínima comemorados de forma poética ao unir a figura do palhaço à montagem do espetáculo PAGLIACCI.

O filme traz um making of de como a peça (que estreeou em 2017, no SESI – Centro Cultural Fiesp) foi pensada, e aos poucos, vai contando a história de como se uniram. E a ideia toda começou em um jantar entre eles, em agosto de 2016.

Por meio do cotidiano do fundador Fernando Sampaio, ao lado do ator Domingos Montagner e da sua esposa Luciana Lima, e de entrevistas com artistas e com o público, podemos ver uma reflexão da necessidade do riso ser abordada de uma forma filosófica e, ao mesmo tempo, simbólica, em torno da arte circense e do humor.

O talento de Duma – nome atribuído a Domingos por companheiros de palco e amigos – pode ser constatado nas sequências que mostram suas performances ao lado de Fernando Sampaio, já encarnando o palhaço em apresentações de rua. O filme também consegue trazer uma boa noção dos bastidores a partir da exposição dos preparativos, que inclui aplicação de maquiagem e composição de figurinos.

Valorizando essa arte, PAGLIACCI mostra alguns números raros e marcantes  que o circo precisa e tem em suas origens, mostrando ser um registro documental de emoção que vai do choro ao riso.

PAGLIACCI estreou dia 26 de abril.

Sinopse

O documentário “Pagliacci” celebra – de maneira poética – o que é ser palhaço. O filme aborda questões filosóficas e simbólicas sobre a necessidade do homem de rir de si mesmo. Em uma mescla sensorial e emocionante, o longa parte do que há de mais humano e verdadeiro: o riso.

Ficha Técnica

Direção: Chico Gomes, Julio Hey, Luiza Villaça, Pedro Moscalcoff, Luiz Villaça
Argumento: Luiz Villaça
Roteiro: Guilherme Quintella
Produção: Denise Gomes, Paula Cosenza, Luciana Lima, Fernando Sampaio
Produção Executiva: Adriana Tavares
Fotografia: Pedro Moscalcoff
Som Direto: Adriano Vasquez, Guilherme Lessa, Luciano Raposo, Marcelo Lopes, Robson Lima, Rodrigo Amorim, Tales Manfrinato
Montagem: Gabriel Lancman
Edição de Som: Daniel Sasso e Toco Cerqueira
Mixagem: Toco Cerqueira
Trilha Sonora Original: Marcelo Pellegrini
Texto e adaptação da peça “PAGLIACCI “de Luís Alberto de Abreu

Tags:

Deixe seu comentário