Connect with us

Livros / HQs / Graphic Novels

Muito além de O SENHOR DOS ANÉIS

273

Sempre que se fala do escritor britânico J.R.R. Tolkien, suas obras mais conhecidas são sempre mencionadas; O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e isso é normal, são suas obras mais conhecidas do grande público e muitos conhecem apenas elas.

J.R.R. Tolkien Créditos da Imagem: Divulgação

J.R.R. Tolkien
Créditos da Imagem: Divulgação

Sempre que se fala do escritor britânico J.R.R. Tolkien, suas obras mais conhecidas são sempre mencionadas; O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e isso é normal, são suas obras mais conhecidas do grande público e muitos conhecem apenas elas.

Mas Tolkien vai muito além disso. Em resumo, sua vida foi dedicada à linguística, e ele é considerado por muitos como um dos maiores filólogos de todos os tempos.

Considerado um dos maiores autores de língua inglesa, ele também foi um proeminente acadêmico da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Tolkien publicou 13 livros em vida e, após sua morte, 42 títulos foram publicados. Leia uma breve biografia do mestre aqui.

A Tolkien Society

Fundada em 1969, a Tolkien Society é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede no Reino Unido e tem como principal objetivo o estudo e a divulgação das obras do grande mestre da literatura mundial, J.R.R. Tolkien.

De acordo com o site oficial da organização: “A Tolkien Society é uma instituição de caridade educacional, sociedade literária e fã-clube internacional, dedicada a promover a vida e os trabalhos de J.R.R. Tolkien.”

A existência de uma organização dedicada a Tolkien só mostra o quão importante sua obra como um todo é. Claro que ele é mais conhecido pelas duas obras já citadas, mas seu vasto trabalho acadêmico e suas obras são o foco de estudo e divulgação da Tolkien Society.

Tolkien foi professor titular da renomada Universidade de Oxford, seu trabalho em linguística é imensurável. As línguas criadas por Tolkien para suas obras são um belo exemplo de tamanha importância no ramo acadêmico.

Ainda de acordo com o site: “Registrada na Inglaterra, a Sociedade foi fundada em 1969 e recebeu a bênção do próprio Tolkien quando concordou em se tornar o presidente da Sociedade; ele continua sendo o presidente da Sociedade até hoje, enquanto sua filha, Priscilla, é nossa vice-presidente.”

Suas obras também são foco de estudos de tradução, como a belíssima obra Beowulf – Uma tradução e comentário. Organizada por seu filho Christopher Tolkien, essa é considerada a mais extensa e melhor obra sobre o clássico poema da lenda de Beowulf, um clássico da literatura mundial. Tolkien traduziu o livro do anglo-saxão para o inglês moderno, um trabalho para poucos. A publicação em português é uma excelente referência para tradutores de língua portuguesa.

A Tolkien Society é, sem sombra de dúvidas, o melhor lugar para se pesquisar e estudar a obra do grande Mestre das Letras. Vale a pena tornar-se membro e ter acesso aos seus inúmeros artigos.

Andreas Pabst é membro da Tolkien Society, a mais respeitada organização de estudos da obra de Tolkien no mundo, professor de inglês há mais de 10 anos e também tradutor.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também