J.R.R. Tolkien

J.R.R. Tolkien Créditos da Imagem: Divulgação

John Ronald Reul Tolkien, conhecido mundialmente como J.R.R. Tolkien, Tolkien para muitos, para mim, carinhosamente chamado de “o Mestre das Letras”, foi um autor, professor e filólogo britânico, mais conhecido pelas obras primas O Hobbit e O Senhor dos Anéis, mas que tem em seu currículo inúmeros livros, muitos deles publicados por seu filho após sua morte. Tolkien é reconhecido como um dos melhores autores da era moderna e um dos maiores de todos os tempos. Exímio linguista, criou idiomas próprios para suas obras mais conhecidas. Tolkien tem uma narrativa sem igual, sem precedentes, com uma inigualável capacidade de dar detalhes e descrições da geografia de seus mundos e da genealogia de seus personagens.

Nascido em Bloemfountein, atual África do Sul, em 3 de janeiro de 1892, dedicou sua vida ao estudo e criação de idiomas, tendo como sua especialidade o anglo-saxão. Sua obra postumamente publicada, Beowulf – Tradução e Comentário, é considerada por muitos como a melhor tradução e o melhor trabalho deste famoso poema escrito em anglo-saxão.

Seu trabalho acadêmico é riquíssimo, tendo como maior destaque seu amor pelas letras, um filólogo sem igual.
Tolkien também é considerado o pai da moderna literatura de fantasia, sendo fonte inspiradora de George R.R. Martin, conhecido pela série As Crônicas de Gelo e Fogo – O Jogo dos Tronos, de J.K. Rowling, conhecida pela série Harry Potter, e de George Lucas, diretor e roteirista criador de Star Wars, e muitos outros. O Professor também é fonte inspiradora do primeiro e mais conhecido RPG de todos os tempos, Dungeons & Dragons, criado por Gary Gygax e Dave Arneson em 1974.

No mundo acadêmico, fez escola, como se costuma falar. Foi um dos melhores e mais conhecidos e reconhecidos professores da famosa Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde lecionou até aposentar-se. Criou um famoso grupo de escritores e entusiastas da literatura de fantasia, os Inklings. Foi um grande amigo de C.S. Lewis. Tolkien, católico, levou Lewis, então ateu, ao cristianismo, e este tornou-se membro da Igreja Anglicana e foi um proeminente escritor de teologia e também de fantasia, sendo sua obra mais conhecida, o belíssimo As Crônicas de Nárnia.

Lutou na primeira guerra mundial, fato que refletiu em toda sua obra, tendo mais ênfase no terceiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei. Sua primeira obra, O Hobbit, escrito com intuito de entreter seus filhos, foi editado e lançado em 1937 e foi ai onde tudo começou.

O Professor, mestre das letras, J.R.R. Tolkien, faleceu em Bornemouth, Inglaterra, em 2 de setembro de 1973. Deixou um legado e uma inspiração como poucos autores conseguiram e conseguem fazer. Tem uma legião de fãs, incluindo este que vos escreve. Sua obra é inigualável, tanto para os fãs, como para os amantes da literatura.

Obras de Tolkien Publicadas no Brasil

O Hobbit

O Senhor dos Anéis – Edição Única

O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel

O Senhor dos Anéis – As Duas Torres

O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei

O Silmarillion

Contos Inacabados

Os Filhos de Húrin

As Aventuras de Tom Bombadil

Mestre Gil de Ham

Roverandom

A Última Canção de Bilbo

A Lenda de Sigurd e Gúdrun

Árvore e Folha

Ferreiro de Bosque Grande

A Queda de Arthur

Beowulf – Uma tradução e comentário

A História de Kullervo

Cartas do Papai Noel

Beren e Lúthien (inédito, previsto para novembro de 2018)

A Balada de Aoutrou e Itroun (inédito, previsto para novembro de 2018)

Tags:

Andreas Pabst é membro da Tolkien Society, a mais respeitada organização de estudos da obra de Tolkien no mundo, professor de inglês há mais de 10 anos e também tradutor.

Deixe seu comentário