Geri's Game (O Jogo de Geri)

Você se lembra do velhinho jogando xadrez contra ele mesmo?

Gari's Game Créditos da Imagem: Divulgação

Geri’s Game
Créditos da Imagem: Divulgação

A Internet vez ou outra nos traz lembranças de momentos engraçados e emocionantes que tivemos durante as sessões de cinema. De vez em quando, um vídeo quase esquecido volta à tona e torna-se um grande sucesso, sendo visualizado e compartilhado centenas, milhares, até milhões de vezes.

É esse o caso do vídeo de um simpático velhinho que, aparentemente, está jogando xadrez sozinho, mas, em poucas cenas, nota-se que ele está jogando contra ele mesmo, revezando-se entre as peças pretas e brancas do tabuleiro.

Geri’s Game é um curta de animação da Pixar, lançado em 1997, e foi exibido nos cinemas juntamente com a animação Vida de Inseto.

Na época, a Pixar havia passado 8 anos sem produzir um curta, pois todos seus esforços estavam concentrados na produção do longa Toy Story, sucesso até hoje entre crianças e adultos, e que ganhou diversas continuações e especiais (e com o lançamento de Toy Story 4 previsto para julho de 2017).

Geri’s Game foi vencedor do Oscar de melhor curta-metragem em 1997. O personagem do jogo foi baseado no avô do diretor Jan Pinkava (responsável, também, pela direção de Ratatoullie).

É interessante notar que o velhinho Geri aparece novamente em Toy Story 2, como o restaurador contratado por Al (o “Homem-Galinha“) para restaurar o boneco Woody, que está prestes a ser vendido para um museu no Japão.

Assista Geri’s Game, e mate aquela saudade que você vinha sentido esses anos todos!

Geri’s Game, como todos os trabalhos da Pixar, diverte as crianças, mas faz os adultos pensarem. Por que Geri está jogando sozinho? Ele não tem amigos? Não tem família?

Podemos refletir sobre a situação do idoso em sua solidão, podemos imaginar que ele está tendo alucinações, pois, em certos momentos, fica claro que há “dois Geri” jogando e encarando-se ao mesmo tempo. Podemos até pensar eu que existe ali um “Geri bom” e um “Geri mal”, aquele que finge estar sofrendo de um infarto e, distraindo o outro, gira o tabuleiro de xadrez e acaba literalmente “virando o jogo” sem eu favor.

Podemos interpretar de várias formas, mas uma coisa é certa: a Pixar é mesmo incrível no que faz!

Fonte: Pixar

Tags:

Kleber Pedroso

Kleber Pedroso é Editor da Poltrona Digital e tradutor profissional. Graduado como Tradutor/Intérprete (1998), pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (2010) e cursando uma segunda pós-graduação, em Filosofia (2018-2019).

Deixe seu comentário