Fotografia Contemporânea da África

Créditos da Imagem: Mohau Modisakeng

Créditos da Imagem:
Mohau Modisakeng

No dia 15 de junho, Juvenal Pereira, fotojornalista há mais de 40 anos, ministrará a palestra “Fotografia Contemporânea da África” no IIF (Instituto Internacional de Fotografia, em São Paulo).

A aula é gratuita e terá duração de duas horas, com início às 20h.

O fotógrafo falará sobre o trabalho de 20 artistas africanos contemporâneos diferentes, como: Mário Macilau (Moçambique), Lakin Ogunbanwo (Nigéria), Mohau Modisakeng (África do Sul), Oscar Victor Diop (Senegal), Dawit L Petros (Eritrea), Namsa Leuba (Guiné), Hassan Hajjaj (Marrocos), Aida Muluneh (Etiópia), Zohra Opoku (Gana), Leonce Raphael Agbodjelou (Benim), Em’kal Eyongakpa (Camarões), Asiko (Anglo Nigeriano) e outros.

Aqueles que participarem terão a oportunidade de expandir seus conhecimentos em fotografia por meio de discussões sobre a linguagem e os métodos utilizados, além da contextualização dos personagens retratados e da vida de cada fotógrafo.

Negras e Negros Brasileiros

No Brasil e no mundo, é comum enxergar o continente africano como se fosse um país, com apenas uma cultura, uma etnia e um contexto social, político e econômico. Generaliza-se uma região de 54 países diferentes, além de ser constantemente representada de maneira depreciativa pela mídia.

No entanto, os veículos de comunicação não são os únicos responsáveis por essa falta de informação. Na maioria das escolas brasileiras, a história africana é pouco ou nada abordada, sendo que grande parte da população do Brasil é composta por afrodescendentes, e a Lei 11.645, de 10 de março de 2008, tenha tornado obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no país.

Essa alienação ressoa de diversas maneiras na sociedade. O mercado fotográfico, por exemplo, acaba por priorizar artistas e obras provenientes da Europa e Estados Unidos, excluindo outras formas de arte.

Com o objetivo de aumentar o conhecimento do continente africano por meio de seus fotógrafos atuais, Juvenal Pereira criou o curso “Fotografia Contemporânea da África”.

Para participar, cadastre-se aqui e apresente o ingresso no dia do evento. As vagas são limitadas, e o local está sujeito à lotação.

Serviço

Palestra: Fotografia Contemporânea da África
Local: IIF – R. Eng. Francisco Azevedo, 807, São Paulo (SP)
Dia: 15 de Junho de 2018
Horário: 20h
Preço: Gratuito

Fonte: IFF

Tags:

Poltrona Digital é um portal focado em cinema, literatura, viagens, rock and roll, comida, arte e boas ideias.

Deixe seu comentário