Crítica | LEGO Batman: O Filme

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=OPfxFUfg3lc[/embedyt]

LEGO Batman: O Filme, está esperando o quê para assistir?

Pôster de LEGO Batman: O Filme Créditos da Imagem: Divulgação/Warner

Pôster de LEGO Batman: O Filme
Créditos da Imagem: Divulgação/Warner

Sou fã de Batman desde sempre. Quando criança, eu colocava uma toalha com touca na cabeça e fingia ser o homem-morcego combatendo o crime. Acompanhei a série dos anos 60, transmitida no Brasil duas décadas depois pelo SBT, assisti todos os filmes lançados no cinema desde o protagonizado por Michael Keaton, em 1989 (preciso me redimir da minha falha de ainda não ter assistido “Batman – O Homem-Morcego”, de 1966, com Adam West e Burt Ward, os mesmos atores do seriado) e quase todos cartoons em que o Batman fez aparições oficiais (Super Amigos, Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Batman do Futuro, etc.).

As animações feitas sobre o universo LEGO têm sido fantásticas. Eu já tinha visto a versão LEGO do homem-morcego na animação “Uma Aventura Lego” (The Lego Movie – 2014), a qual é ambientada depois dos acontecimentos de LEGO Batman: O Filme (há um detalhe em ambas animações que deixa isso bem claro).

Estive na cabine de imprensa de LEGO Batman: O Filme a convite do site parceiro Republika POP, e posso dizer que a animação tem tudo o que um bom filme de super-heróis precisa ter: muita ação, várias explosões, uma linda mulher pela qual o mocinho se apaixona, uma boa trama e vilões à altura. Embora o tom de comédia seja predominante, há momentos tensos e há momentos tristes, em que você esquece que está vendo um desenho animado e passa a enxergar atores reais na telona.

E os gráficos? AAAAaaaah, os gráficos! A qualidade desse tipo de animação está cada vez mais surpreendente. Embora tudo seja baseado nos famosos bloquinhos de encaixar, a plástica apresentada e a luz utilizada confere um tom de realismo que supera e muito as animações anteriores que retratam o universo LEGO.

E as referências? AAAAaaaah, as referências! LEGO Batman: O Filme é um filme para os fãs de Batman. Há referências a TODOS os filmes já lançados no cinema e à série televisiva de 1966. Durante a sessão, as gargalhadas corriam soltam quando… ah, não, espera! Sem spoilers. Você vai ter que assistir para ver.

E LEGO Batman: O Filme, com certeza, também é um filme para nerds. Imagine que o Coringa alistou os mais famigerados vilões de diversos outros filmes e seriados para fazer parte de sua trupe. Se você é nerd não vai conseguir deixar de dizer em voz alta o nome de cada um conforme eles vão aparecendo na tela. E não só isso, há, também, monstros da mitologia grega, como a Medusa, as harpias, entre outros.

Também há várias referências ao filme Batman vs. Superman e a rivalidade entre eles. Enfim, referência é o que não falta.

E também é um filme para pais e filhos. E aqui eu me refiro a PAIS, MESMO. Isso porque a figura paterna, masculina, é muito presente, tanto no que se refere ao mordomo Alfred, que cuidou de Bruce Wayne desde que ele perdeu seus pais ainda criança, como à relação entre Batman e Robin.  Depois da cabine de imprensa, fui novamente assistir com meu padawan, e ele adorou!

Bom, não é fácil tentar destacar os pontos bons em uma animação tão empolgante sem descrever a história e soltar spoilers à torta e à direita. Mas consegui.

Minha intenção com este texto é deixar claro para você, leitor, que assistir LEGO Batman: O Filme VALE A PENA!

Então, bom filme!

Ficha Técnica

Título: The LEGO Batman Movie (Original)
Ano de Produção: 2017
Direção: Chris McKay
Estreia: 9 de Fevereiro de 2017 ( Brasil )
Duração: 104 minutos
Classificação: L – Livre para todos os públicos
Gênero: Animação / Comédia
Países de Origem: Estados Unidos da América

Agradecimentos: Republika POP, Warner Brasil, Rede Cinemark

—————————————————————————————————————————————-

Você gostou deste artigo? Então, que tal contribuir para manter o Portal NERD AOS 40 no ar?

O Clube de Mantenedores do Portal NERD AOS 40 é a primeira iniciativa de financiamento coletivo criado para angariar fundos para este projeto, e está baseado no Kickante, um dos mais conhecidos e confiáveis sites de crowdfunding do mundo.

Basta clicar no link Clube de Mantenedores do Portal NERD AOS 40 ou no botão abaixo para fazer sua contribuição.

Agradecerei muito se puder contar com a sua ajuda!

Kleber Pedroso – Editor
Portal NERD AOS 40

—————————————————————————————————————————————-

Tags:

Kleber Pedroso é Editor da Poltrona Digital e tradutor profissional. Graduado como Tradutor/Intérprete (1998), pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (2010) e cursando uma segunda pós-graduação, em Filosofia (2018-2019).

Deixe seu comentário