Crítica | Estopô Balaio

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=061g3ERdBOg[/embedyt]

Estopô Balaio: a força transformadora da arte que supera a violência das águas e dos traumas sociais

Colaboração: Karina Monteiro

Pôster de Estopô Balaio Créditos da Imagem: Divulgação/Bela Filmes

Pôster de Estopô Balaio
Créditos da Imagem: Divulgação/Bela Filmes

Estreia hoje (16), em São Paulo, o documentário Estopô Balaio, dirigido por Cristiano Burlan. O filme mostra a dura realidade dos moradores do Jardim Romano, bairro do extremo leste paulistano que sofre há dez anos com enchentes, porém, que encontram na arte a esperança e um novo sentido para suas vidas, por meio do Coletivo Estopô Balaio, que trabalha diversas linguagens artísticas, como teatro, música, dança e poesia.

Na última terça (14), a equipe do Portal Nerd aos 40 conferiu a pré-estreia do filme, que será exibido a partir de hoje no Cine Sesc e também contará com uma sessão especial seguida de bate-papo no próximo dia 22, às 19h.

Estopô Balaio é uma expressão utilizada no Nordeste do Brasil, que significa um desabafo, um grito, algo que está preso na garganta e precisa vir à tona. O nome do coletivo representa a vontade de seus integrantes de mostrarem as suas lutas diárias.

Logo nos primeiros minutos de filme, o documentário nos leva a mergulhar na angústia de quem sofre com as constantes enchentes do bairro, localizado em uma região de várzea do Rio Tietê. Acompanhamos o drama de uma das famílias que teve a casa completamente invadida pela água e precisou correr para salvar móveis e objetos pessoais.

Porém, o filme pretende apresentar muito além do mostrado pelos noticiários. A grande sacada é exatamente revelar a beleza da arte que transforma e une a vida dessas pessoas. Por cerca de 80 minutos, somos convidados a entrar na casa de alguns dos moradores do Estopô Balaio e a observar suas vidas. Também temos a oportunidade de conhecer um pouco da criação artística do coletivo, que revela talentos nas mais diversas áreas de atuação.

Histórias como a de uma dona de casa que saiu na capa de um grande jornal ao andar com sua filha no colo durante a enchente, do rapaz que precisou retirar 40 baldes de água do quarto após a tempestade, da senhora que precisou entrar na frente de um trator para que sua residência não fosse demolida, da filha que perdeu o pai e que gostaria muito que ele a tivesse visto atuar como atriz do coletivo.

O documentário alterna momentos de alegria e tristeza, exatamente como a dança da vida deve ser. Mas a leveza das relações criadas em torno da arte é que faz o bairro se transformar.

Como os próprios moradores da região dizem: “Aqui é possível encontrar uma união que não é vista nas regiões de classe mais alta”.

Estopô Balaio encerrou o Festival Latino-Americano de 2016 e também participou do 40o Festival de Brasília. O documentário teve a produção e a distribuição da Bela Filmes e da SPCine.

Ficha Técnica

Título: Estopô Balaio
Direção: Cristiano Burlan
Produção: Ana Carolina Marinho, Henrique Zanoni
Fotografia e Câmera: João Macul, Cristiano Burlan
Roteiro: Ana Carolina Marinho, Cristiano Burlan, Marcelo Paes Nunes
Montagem: Marcelo Paes Nunes, Cristiano Burlan
Coletivo Estopô Balaio: João Júnior, Adrielle Rezende, Ana Carolina Marinho, Ana Maria Marinho, Bruno Fuziwara, Clayton Lima, Edson Lima, Keli Andrade, Juão Nin, Lisa Ferreira, Paulo Oliveira, Ramilla Souza, Wemerson Nunes, Amanda Preisig e Jhonny Salaberg
Duração: 78min
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Classificação: 10 anos
Distribuição: Bela Filmes

Agradecimentos: Bela Filmes, CineSesc

—————————————————————————————————————————————-

Você gostou deste artigo? Então, que tal contribuir para manter o Portal NERD AOS 40 no ar?

O Clube de Mantenedores do Portal NERD AOS 40 é a primeira iniciativa de financiamento coletivo criado para angariar fundos para este projeto, e está baseado no Kickante, um dos mais conhecidos e confiáveis sites de crowdfunding do mundo.

Basta clicar no link Clube de Mantenedores do Portal NERD AOS 40 ou no botão abaixo para fazer sua contribuição.

Agradecerei muito se puder contar com a sua ajuda!

Kleber Pedroso – Editor
Portal NERD AOS 40

—————————————————————————————————————————————-

Tags:

Deixe seu comentário

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com