Ciclo de palestras A PALAVRA FORA DO LUGAR abre com Atiq Rahimi

Créditos da Imagem: CCBB - RIO

O ciclo de palestras A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO, patrocinado pelo Banco do Brasil, tem início na próxima quarta-feira, 13 de junho, às 19h, com palestra do premiado escritor e diretor de cinema franco-afegão Atiq Rahimi.

O evento acontece no Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66).

Antes, às 17h, o autor receberá leitores para o lançamento de seu novo livro A BALADA DO CÁLAMO e sessão de autógrafos na Livraria da Travessa do CCBB RJ.

Além de Atiq Rahimi (afegão exilado na França), Terézia Mora (húngara radicada na Alemanha), Felix Kaputo (congolês exilado no Brasil) e os brasileiros Carola Saavedra e Julián Fuks, de origem chilena e argentina, respectivamente, discutirão literatura contemporânea, em suas articulações com política, cultura e língua, no contexto de perseguições políticas, étnicas e religiosas.

O ciclo abordará temas como: efeito do bilinguismo na escrita de autores levados ao afastamento compulsório do país natal; diálogo entre tradições literárias; confronto, no processo criativo, entre territórios físicos, culturais e linguísticos; conexão com a condição humana, em sua solidão; engajamento político.

“A literatura, como outros campos artísticos, se renova na linguagem, na quebra de convenções. Contextos extremos de violência física e psíquica são subvertidos quando o escritor não desiste, a ponto de aprender outra língua e se expressar nela, com força e criatividade” comenta Clarisse Fukelman, Profª Dep. de Comunicação Social da PUC-Rio e curadora do ciclo.

“Realizar este projeto no CCBB é trazer à tona um assunto de extrema relevância mundial, a situação dos refugiados, além de dar visibilidade para a obra e cultura de cada um desses escritores”, diz Marcelo Fernandes, Gerente Geral do CCBB.

A produção é da Vereda Promoções Culturais, dirigida por Clarisse Fukelman, responsável por ciclos similares (com homenagens a Sartre, Hannah Arendt, Antonio Callado, João Cabral de Mello Neto, etc.).

Apoio

Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e Goethe-Institut.

Serviço

“A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO”

Abertura: dia 13 de junho
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – auditório 4º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, RJ – Tel.: (21) 3808-2020
Dias e Horários: 13/06, às 19h; 4/07, às 18h30; 15/08, às 18h30; 29/08, às 18h30; 12/09, às 19h, sempre às quartas-feiras
Duração Aproximada: 90 minutos
Capacidade: 63 pessoas (podendo estender para mais 100 via telão)
Entrada Franca: distribuição de senhas uma hora antes de cada debate

Fonte: Assessoria de Imprensa

Tags:

Poltrona Digital é um portal focado em cinema, literatura, viagens, rock and roll, comida, arte e boas ideias.

Deixe seu comentário