A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Detalhe da capa de "A Revolução dos Bichos" Créditos da Imagem: Cia. das Letras

Detalhe da capa de “A Revolução dos Bichos
Créditos da Imagem: Cia. das Letras

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS é um livro publicado em 1945, que podemos chamar de atemporal, pois, passados mais de 70 anos de sua primeira edição e após todas as mudanças políticas que o mundo sofreu, podemos ainda hoje encontrar semelhanças no mecanismo de poder a que somos submetidos e aquele presente no livro.

A fábula de George Orwell foi inspirada na ditadura Stalinista, mas transcende a esse regime. Podemos compará-lo a qualquer regime extremista com o propósito de ser cooperativo e igualitário que tenha surgido na história da humanidade. Uma leitura obrigatória, recheada de ironia e humor, que nos mostra que o poder pode corromper qualquer um.

A fábula se passa na Granja do Solar, controlada pelo humano Sr. Jones – um fazendeiro cruel – que mantém seus animais trabalhando duramente sem direito a descanso ou regalias. Cansados da tirania de seu empregador, os animais se rebelam e expulsam o Sr. Jones, tomando conta da fazenda, que, a partir desse momento, denomina-se a “Granja dos Bichos”.

Com promessa de liberdade e dignidade, os animais são conduzidos à revolução, a princípio pelos ideais do velho e premiado porco Major, criador do “Animalismo”, que prometia uma vida melhor aos animais, pois, naquele sistema que viviam, eles trabalhavam muito, e quem gozava dos benefícios eram os humanos, clara alusão ao discurso de Karl Marx.

Major morre antes da revolução se concretizar, mas seus pupilos Bola de Neve e Napoleão se encarregam da revolução, e os animais acabam descobrindo que “todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros”.

Bola de Neve, inteligente e idealista, pode ser comparado a Trótski, e Napoleão, porco de caráter duvidoso e agressivo, lembra Stalin. A partir desse ponto, a suposta liberdade prometida pelo novo regime acaba se tornando outro tipo de opressão, e os animais recaem em um sistema de exploração ainda pior ao que eram submetidos pelo humano Sr. Jones.

Sem dúvida, A REVOLUÇÃO DOS BICHOS é uma obra nos faz repensar conceitos estabelecidos e admirar a inteligência e a criatividade do autor, que nos apresenta de forma magistral a nossa fragilidade diante dos problemas que enfrentamos enquanto sociedade, e pior, nossa ingenuidade diante de soluções mágicas para a desigualdade.

Você pode adquirir A REVOLUÇÃO DOS BICHOS no site da Amazon clicando aqui.

Ficha Técnica

Título: A Revolução dos Bichos (original: Animal Farm)
Autor: George Orwell
Tradução: Heitor Aquino Ferreira
Data desta Edição: 10/01/2007
Páginas: 152
ISBN: 9788535909555
Selo: Companhia das Letras

Tags:

Deixe seu comentário