Connect with us

Livros / HQs / Graphic Novels

A METAMORFOSE – Fraz Kafka

130

A METAMORFOSE é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura.

A Metamorfose (Franz Kafka)
Créditos da Imagem: Cia das Letras

Franz Kafka é considerado um dos mais importantes escritores do Século XX.

Nasceu em Praga, República Tcheca, em uma família judia, e escreveu todas suas obras em alemão.

Kafka tinha uma relação complicada com os pais e faleceu de tuberculose, o que acreditam os críticos, explica sua linguagem sombria, sempre solitária e pesada.

Ao lermos A METAMORFOSE, percebemos essa característica presente já na primeira página do livro, considerada pelos estudiosos um dos inícios de livros mais marcantes da história da literatura.

E minha opinião sobre a obra não foi diferente da maioria. A verdade é que esse clássico de Kafka, escrito em 1912, publicado em 1915 e lido mundialmente até hoje, é nada mais, nada menos, que uma análise da condição humana.

Uma história inquietante, que conta sobre Gregor Samsa, um jovem trabalhador que sustenta sua família e que, certo dia, acorda transformado em um inseto gigante.

Além do susto, a primeira coisa que passa na cabeça dele: como ele iria trabalhar daquele jeito e como sua família sobreviveria já que ele era a única fonte de renda deles? Nessa hora, a ficção dá ao contexto um tom bem realista.

O fato é que, no desenrolar da história, sua família acaba tomando atitudes para contornar o problema, deixando se Gregor sentindo culpado, impotente e inútil.

O que não é nada bom, juntando-se ao fato de que ele passa a ficar cada vez mais isolado, porque as pessoas sequer conseguem olhar para ele. É aí que a história se inverte, onde antes ele era o responsável pelo sustento da família, agora depende totalmente deles.

Uma obra que retrata a sociedade, explora sentimentos pesados, como a solidão, exclusão e impotência.

A METAMORFOSE foi escrita pouco antes da Primeira Guerra Mundial, em que imperava um clima bem pessimista, mas, também, faz referência aos tempos modernos, abordando aspectos sociais debatidos na atualidade.

Kafka faz alusão às pressões sociais em sua obra, incomodando o leitor que, ao permitir-se refletir a mensagem, termina a leitura um pouco “metamorfoseado”.

Sinopse

A METAMORFOSE é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

Ficha Técnica

Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Ano: 1997
País de Publicação: Brasil
ISBN: 8571646856
Encadernação: Brochura
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Peso: 0,160
Nº de Páginas: 104

Ale Dossena é curitibana, tem licenciatura em Letras e é pós-graduada em Administração de Empresas, atuando como autora, professora, produtora de conteúdo e apresentadora do canal “Portão Literário” no YouTube.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também