10 anos de BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS

Pôster de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" Créditos da Imagem: Warner

Pôster de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”
Créditos da Imagem: Warner

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS, obra prima de Christopher Nolan, completou 10 anos de lançamento no dia 18 de julho de 2018.

Após o excelente Batman Begins, a espera pelo segundo filme, que traria o Coringa como principal antagonista, era bem grande, e muitos especulavam que ator interpretaria o príncipe palhaço do crime.

Mas, ao ser anunciado Heath Ledger como o intérprete do personagem, muitas pessoas torceram o nariz e disseram, baseadas no fato de o terem visto no filmaço “O Segredo de Brokeback Mountain”, que ele faria um personagem ruim, e foi o justo oposto que aconteceu.

Hoje considerado “O Poderoso Chefão dos Filmes de Super-Heróis”, BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS trouxe uma encarnação muito própria do Coringa interpretado por Ledger, com alguns cacoetes e manias assustadoras, além da voz e da expressões únicas e dos questionamentos sobre até que ponto uma pessoa suporta sem ser tomada pela loucura, e é através de Harvey Dent (Aron Eckhart) que o Coringa prova isso.

Um filme com uma trama policial muito bem desenvolvida e repleta de reviravoltas, que faz com que você jamais perceba sua longa duração e que leva sua tensão ao máximo, dando total destaque para a cena do interrogatório de Batman com o Coringa, que, até hoje, na minha opinião, é uma das melhores cenas que já vi no cinema.

A atuação de Christian Bale como Batman também é muito boa, sempre amargurado e questionando até que ponto ele precisa continuar a fazer o que faz e quando ele poderá deixar de ser o Cruzado da Capa e viver uma vida normal, enquanto percebe que, talvez, tenha que ser o herói que o povo precisa, não o herói que o povo quer.

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS ditou o tom de praticamente todos os filmes posteriores da DC Comics, com exceção de “Lanterna Verde”, e, até hoje, foi o filme da mais rentável da DC, sendo, também, o primeiro filme de super-heróis a alcançar a marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria e ser indicado ao Óscar em várias categorias, e é o filme que eternizou Heath Ledger e rendeu-lhe o Óscar de melhor ator coadjuvante.

Sinopse

Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

Ficha técnica

Título: Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight (original))
Ano de Produção: 2008
Direção: Christopher Nolan
Estreia: 18 de julho de 2008
Duração: 152 minutos
Classificação: 12 – Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero: Ação, Drama, Policial
Países de Origem: Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Tags:

Caio Gaona

Caio Gaona é baterista, professor de bateria, membro das bandas Triscore e InVida, e idealizador do projeto Geek Batera, em que grava vídeos para o YouTube tocando bateria sobre trilhas sonoras de filmes, séries e animes.

Deixe seu comentário